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Guia para uma alimentação saudável

O que é alimentação saudável para você? Você quer iniciar uma dieta saudável? Leia a seguir um guia que vai ajudar você!

Leva algum tempo para obter a base para uma dieta saudável e equilibrada, mas aqui estão algumas dicas úteis para se acostumar com isso.

Aqui estão quatro alimentos que as pessoas que desejam começar a comer de forma saudável devem comer: água, frutas e vegetais, proteínas e grãos inteiros.

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Guia para quem quer começar uma alimentação saudável

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1. Água

A água é o alimento mais fácil e benéfico para a dieta. A água é a base de nutrientes saudáveis. Limpa o corpo, remove toxinas, desperta o corpo e ajuda a regular os músculos.

Basicamente, a água nunca deve estar longe, então beba pelo menos 8 copos de água por dia. Recomenda-se beber pelo menos 10 copos de água em caso de exercícios intensos e sudorese ou em climas quentes.

A água tem zero calorias. Mudar o açúcar ou as bebidas dietéticas por água torna você ainda mais saudável.

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2. Frutas e vegetais

Considere substituir salgadinhos ou batatas fritas açucaradas por frutas. A maioria das pessoas deve tomar pelo menos 4 xícaras de vegetais e frutas por dia.

É bom começar fazendo um smoothie com frutas ou vegetais pela manhã. Preencha a sua dieta com produtos de diferentes tipos e cores para fornecer ao seu corpo os nutrientes de que necessita.

Coma vegetais verde-escuros, frutas ou vegetais amarelos, laranja ou vermelhos. Maçãs, morangos, toranjas, cenouras, espinafre, abacates, couve e cogumelos são frutas e vegetais fáceis de cozinhar.

3. Proteína

Se você não tem a quantidade certa de proteína em sua dieta, você começa a ganhar peso.

Organize sua dieta com proteínas adequadas ao seu gosto, como peito de frango, peixe, carne bovina e tofu.

Os peixes, em particular, são ricos em proteínas e contêm ômega 3 e ácidos graxos. Os ômega 3 são particularmente importantes para acelerar o processo de perda de gordura e garantir que as funções do corpo, como o metabolismo e a homeostase, funcionem adequadamente.

O peixe tem baixo índice glicêmico e é muito bom por ser minimamente processado.

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4. Grão inteiro

Nem todos os grãos têm o mesmo status. Alguns pães são muito saudáveis, mas outros fazem mal ao corpo.

Os grãos integrais são literalmente grãos não refinados sem nenhum farelo removido. Fornece nutrientes importantes como selênio, potássio, magnésio e fibra alimentar.

Além disso, os grãos inteiros são muito mais benéficos para todo o corpo e para o sistema digestivo. Os tipos incluem quinoa, arroz integral, trigo-sarraceno e farinha de grãos.

Escolha esses alimentos, cozinhe-os e coma-os.

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