Alimentos ricos em fibras para um intestino saudável

Alimentos ricos em fibras para um intestino saudável

Os alimentos ricos em fibras são essenciais para o bom funcionamento de todo o organismo. E, em particular, ajudam a manter o intestino saudável e refletem no bem-estar geral, pois é precisamente no intestino que se concentra boa parte de nossas defesas imunológicas. 

Aqui estão os 10 alimentos amigáveis ​​do intestino que nunca devem faltar na mesa.

Os alimentos ricos em fibras nos proporcionam um intestino saudável, que não causa desconforto, como barriga inchada, dor abdominal, cãibras, constipação, diarreia e irritabilidade, típicos daqueles que apresentam alterações no equilíbrio intestinal.

Por que preferir alimentos ricos em fibras.

Se sentirmos um mal-estar geral devido a distúrbios das funções normais do nosso corpo. Isso pode condicionar a vida cotidiana e deteriorar significativamente sua qualidade. 

Prevenir e tratar essas doenças é importante. Para fazer isso, você precisa seguir uma dieta correta que garanta apenas alimentos saudáveis ​​e naturais para o intestino, que regulam sua funcionalidade.

Um intestino saudável, de fato, é essencial para o bem-estar total. 80% do nosso sistema imunológico reside no intestino e é continuamente estimulado por uma mistura de fatores externos, os nutrientes que ingerimos e a maneira como comemos.

De fato, para recuperar a regularidade intestinal, não basta selecionar alimentos ricos em fibras. É necessário adotar um estilo de vida saudável e encontrar bons hábitos que muitas vezes ocupação do dia a dia nos faz esquecer.

Então, vamos ver quais são os 10 alimentos ricos em fibras e amigos do intestino e as melhores práticas para recuperar o bem-estar intestinal dia após dia.

alimentos ricos em fibras
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Laranjas

Entre os alimentos ricos em fibras, as laranjas são uma fonte inesgotável de fibras, vitaminas e minerais essenciais para o bom funcionamento do intestino. 

Eles estimulam o sistema imunológico, melhorando sua eficiência, graças ao alto teor de vitamina C e antioxidantes.

Mas tenha cuidado: porque eles realmente beneficiam o intestino, é importante que sejam comidos com a cutícula branca mais fina presa à polpa.

Funcho

Alimento rico em fibras e sempre conhecido pelas propriedades digestivas e antiespasmódicas que a erva-doce exerce sobre o sistema digestivo previnem o meteorismo e a aerofagia, ajudam a combater a diarreia, reduzem as cólicas e as cólicas intestinais.

Uma xícara de decoção de sementes de erva-doce antes e após as refeições facilita a digestão e promove a eliminação do ar do intestino.

Kiwi

Além do alto teor de vitaminas que ajuda nossas defesas naturais a nos proteger de doenças sazonais, o kiwi é um alimento precioso para o intestino saudável e regular. O kiwi é rico em fibras e ajuda na regularidade natural, promovendo os movimentos intestinais e prevenindo a constipação.

Alcachofras de Jerusalém

Esta planta é rica em inulina, um nutriente que promove a motilidade intestinal, evita a formação de gases, reequilibra a flora intestinal e promove a digestão.

A alcachofra de Jerusalém é um alimento bem tolerado pelo organismo, o fígado aliado e útil em caso de constipação. A alcachofra de Jerusalém favorece a digestão equilibra a flora intestinal e é indicada para quem sofre de irregularidade intestinal.

Ele também tem uma ação diurética significativa e é um aliado precioso contra a celulite e a retenção de água, pois ajuda a eliminar o excesso de líquidos.

Espargos

Também conhecido com o apelido de “catadores de vegetais do intestino”, os espargos são uma fonte excepcional de fibras delicadas, essenciais para estimular e regular o trânsito intestinal.

Graças à presença de purinas que produzem ácido úrico após a separação, o aspargo reduz a estagnação de líquidos e são excelentes diuréticos e purificadores.

Azeite extra virgem

É um aliado verdadeiramente essencial do bem-estar natural. Útil para limpar o intestino, lubrificá-lo e nutri-lo por dentro. O azeite, desde que a qualidade, convertidos em fibras insolúveis, fibra altamente digerível e é, portanto, um ingrediente essencial da nossa dieta diária.

Uma colher de chá de azeite extra-virgem, consumido cru, é um excelente laxante natural.

Iogurte

O iogurte enriquecido com probióticos (fermentos lácticos vivos) é um excelente aliado para o intestino saudável. O consumo regular garante um bom suprimento de bactérias úteis para o bem-estar do intestino. 

Nesse sentido, o iogurte diminui a quantidade de bactérias negativas e apoia a flora intestinal benevolente, o que significa melhorar o funcionamento do intestino.

Além disso, o consumo de iogurte neutraliza a formação de sulfeto de hidrogênio, a causa da halitose e o câncer de cólon.

Grãos integrais

Coma grãos integrais regularmente promove a função intestinal. Na verdade, eles são muito mais ricos em fibras, minerais e vitaminas do que cereais refinados.

Aqueles que consomem grãos integrais regularmente não sofrem dos distúrbios intestinais mais comuns, como constipação, inchaço e dor.

Os produtos mais comuns de grãos que são encontrados no mercado são trigo, o arroz, o arroz selvagem, o centeio, o milho, a aveia, a cevada integral, o farro, a milha, a quinoa, o kamut, o bulgur, o trigo-sarraceno, o trigo-duro Perlat ou amaranto, o sorgo, a espelta e as farinhas.

Chucrute

É um alimento fermentado com um excelente suprimento de probióticos. Eles também são uma excelente fonte de vitamina C, A e K. Apenas pense que uma porção de chucrute fornece 85% da necessidade diária de vitaminas.

A chucrute, como muitos outros alimentos fermentados, também contém antioxidantes valiosos fito nutrientes e é capaz de combater naturalmente os processos inflamatórios.

Alho

O alho tem um efeito estimulante no sistema imunológico. Suas múltiplas propriedades benéficas regulam o trato intestinal, ajudam a combater infecções, melhoram o sistema circulatório.

O alho também brinca espasmolítico, anti-séptico e anti-diarreico no nível intestinal, dando alívio em caso de infecções, vermes intestinais, disenteria, colite, flatulência.

Lembre-se, no entanto, que o alho perde 90% de suas propriedades culinárias, portanto deve sempre ser consumido cru.

Bons hábitos para ter um intestino saudável.

Para ter um intestino saudável e regular, não basta seguir uma dieta correta. É necessário casar com um estilo de vida saudável e ativo e recuperar bons hábitos.

Tanto na mesa como na vida cotidiana. Nunca se esqueça de garantir a ingestão correta de água para o corpo adequado seja o primeiro passo para o bem-estar geral do organismo.

A água é um valioso aliado da saúde intestinal. Ele executa uma ação de limpeza profunda de toxinas e resíduos nocivos que espreitam no cólon.

Para ajudar o intestino a se sentir bem, também é necessário evitar refeições rápidas e furtivas, geralmente comidas entre recados e sobre a mesa.

Uma das chaves para o bem-estar de todo o organismo é dedicar o tempo certo às refeições, mastigar bem e devagar. Também é importante tentar evitar situações estressantes.

Praticar esportes ou caminhar são hábitos fundamentais para se sentir bem consigo mesmo. Esses são os comportamentos fundamentais que todos nós devemos adotar para recuperar o bem-estar intestinal e do corpo todo.

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